Fluxo Operacional DLL Windows

Toda transação eletrônica registra um fluxo operacional. Entender esse passo a passo é fundamental para quem trabalha com a parte técnica dessas operações. Para saber mais sobre esse processo dentro da biblioteca Windows, basta consultar a nossa documentação oficial.

Agora vamos ver a figura a seguir, que ilustra o fluxo completo para realização de uma transação eletrônica, evidenciando as funções a serem chamadas pela Automação.

A ilustração pode até assustar quem não conhecia esse fluxo por dentro. Mas tudo faz muito sentido. Quando a Automação começa, ela chama o PWm_Init uma única vez, para inicializar a biblioteca e chama PW_iNewTransac para indicar o início de uma nova transação.

A Automação chama repetidamente PW_ AddParam para alimentar a biblioteca com cada informação referente à transação que já seja conhecida (pode ser pré-definida ou ter sido capturada pelo operador).

Na sequência, a Automação chama “PW_iExecTransac”, para efetuar a transação. Entenda:

  • Caso PW_iExecTransac retorne PWRET_MOREDATA, indica que dados adicionais devem ser capturados pela Automação. Nesta situação, a Automação deve obter estes dados (usualmente, solicitando-os ao operador) e informá-los à biblioteca através de PW_iAddParam, e em seguida chamar novamente PW_iExecTransac. Este processo pode ser repetido várias vezes até a obtenção de todos os dados necessários para realização da transação.
  • Caso PW_iExecTransac retorne qualquer código diferente de PWRET_MOREDATA, a Automação pode chamar PW_iGetResult para obter as informações disponíveis referentes à transação.
  • Caso PW_iExecTransac retorne PWRET_OK, indica que a transação foi realizada com êxito. A Automação deve então realizar seus processos vinculados à transação eletrônica (liberar mercadoria, imprimir comprovantes, atualizar banco de dados, etc.) e em seguida, caso requerido pela transação, chamar PW_iConfirmation para informar ao PayGo o status final da transação (confirmada ou desfeita).
  • A Automação pode a qualquer momento durante a captura de dados interromper uma transação já iniciada. Neste caso, deve chamar PW_iConfirmation para que a transação seja desfeita junto ao Provedor.

O fluxo ainda registra dezenas de passos a serem seguidos, de acordo com cada ferramenta utilizada e cada resposta dada pela Automação. É importante saber como tudo funciona. Por isso, acesse nossa documentação oficial.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: